O trabalho do marceneiro na construção de barcos de madeira

Provavelmente poucas pessoas sabem, mas hoje é o dia do marceneiro; o responsável por usar a madeira como matéria-prima essencial para a realização de seu trabalho. O marceneiro é uma das profissões mais antigas da história da humanidade.

Como o assunto aqui é barco, podemos afirmar sem sombra de dúvida que a função do marceneiro naval historicamente foi de extrema relevância para o avanço e as conquistas da civilização. Desde tempos remotos, o marceneiro foi o agente capaz de transformar em realidade, os sonhos do homem em expandir seus territórios e explorar regiões desconhecidas.

De projetos criados para resistirem à força do oceano e para transportar quantidades cada vez maiores de tripulantes, a construção de barcos deu lugar no final do século XIX, a nichos mais específicos, de barcos de passeio e de lazer.

Atualmente, a construção de um barco de madeira sobrevive graças ao interesse de uma comunidade bem específica, que reúne indivíduos interessados em resgatar o estilo de barcos que predominaram durante o século XX.

Por mais avançadas que sejam as técnicas de construção que garantiram a robustez e a segurança dos passageiros, muitos indivíduos ainda buscam o visual de barcos antigos, resguardando a beleza clássica dessas embarcações.

O trabalho do marceneiro naval que assume a tarefa de construir barcos de madeira atualmente, consiste em preservar projetos que valorizam o design vintage e em reparar e restaurar barcos antigos.

Transformar pedaços de madeira em embarcações magníficas e sólidas é uma arte que demanda atenção e cuidados minuciosos. Um marceneiro profissional sabe que o trabalho de construção do zero, ou mesmo, da restauração de barcos, exige paciência. O resultado de um trabalho bem feito, dependendo do projeto escolhido, é visto no momento em que o barco entra na água e está pronto para oferecer a qualquer indivíduo a possibilidade de desbravar seus próprios limites.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *