Saiba o que fazer se alguém cair do barco

Obviamente, a primeira regra para qualquer marinheiro é: nunca caia do barco! É um pesadelo quando isso acontece, no entanto, todos devem estar preparados para quando esse cenário ocorrer.

Caso você seja testemunha de alguém caindo no mar, grite imediatamente “Homem ao mar!” ou algo que o valha e chame atenção para os demais tripulantes. Em seguida, se você estiver no controle da embarcação, saiba que a maneira mais fácil para interromper o curso do barco é apontá-lo em direção ao vento. Retorne devagar ao ponto onde a pessoa está localizada e caso tenha um colete salva-vidas à bordo, ou uma bóia, jogue para que a pessoa possa se apoiar enquanto o resgate é realizado. Se você tiver uma escada de embarque, melhor ainda.

O ideal é se prevenir para evitar maiores transtornos. Imagine sempre que ao navegar você estará com pessoas que não saibam nadar ou que possuam alguma dificuldade física, mesmo que todos da tripulação sejam atletas olímpicos e saibam nadar mais rápido que um tubarão faminto. Faça questão de preparar-se para equipar seu barco com itens de resgate no mínimo básicos.

O mar é imprevisível, e mesmo a sua aparência mais tranquila pode não mostrar a forte correnteza que move suas águas. Outro equipamento essencial para uma situação assim é a utilização de uma corda. Jogue a corda para que a pessoa possa se segurar enquanto é puxada novamente pelos membros do barco. Antes de começar a puxar, amarre a ponta da corda em alguma estrutura firme que o barco possua, para garantir que no caso de soltar a corda acidentalmente, ela continuará prendendo a vítima ao barco. Se a vítima conseguir amarrar um laço no seu próprio tronco, ótimo, mas jamais deduza que a pessoa no mar saberá o que fazer com os itens de segurança arremessados a ela. Você deve sempre orientar ao seu pessoal sobre o que fazer e tentar tomar todas as precauções possíveis.

Você pode ter em mãos os melhores equipamentos, mas se não souber utilizá-los de nada adiantarão. Para se familiarizar com os equipamentos de segurança que você tiver à bordo, explore-os e marque dias ou aproveite oportunidades sempre que puder para praticar salvamentos em alto mar. A prática leva à perfeição.

Com Classic Boat

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *