A melhor madeira para usar na construção de barcos

Madeira é o material tradicional utilizado para a construção de barcos. É utilizada a milhares de anos e é reconhecida por sua resiliência, leveza e facilidade na qual pode ser trabalhada.

Para a maioria dos projetos baseados em madeira, algumas são melhores que outras. Vamos explorar nesse artigo algumas características desse material utilizado para a construção de barcos e verificar as qualidades que os tornam desejáveis.

Madeira e água

Apesar da resistência natural, madeira pode ser vulnerável à deterioração se a água conseguir penetrar em camadas mais profundas do barco. Caso isso ocorra, a estrutura fica sujeita a distorções ou contaminações de microrganismos, apodrecendo o barco por dentro e degradando a flutuabilidade do barco.

Enquanto alguns tipos de madeira produzem naturalmente substância química que ajuda a proteger contra a deterioração, outros são altamente suscetíveis e, portanto, inadequados para usar na construção de barcos.

O que faz uma madeira ser considerada boa para ser utilizada na construção?

Quando se trata de analisar qual madeira é apropriada para embarcações à prova d’água, a principal verificação é realizada na constatação dos nós. Se há uma quantidade considerável de nós visíveis, há uma boa chance de que o material não dobrará corretamente, tornando-o inapropriado para usar em um casco.

A textura também é um fator importante para ser considerado na construção de um barco. A textura precisa ser o mais reta possível e não deve ser torcida. Essa questão influencia na força do material e em sua maleabilidade.

Entre os tipos mais utilizados estão: Ash, Cedro, Douglas Fir, Iroko, Carvalho e Mogno Africano. Claro que há uma enorme variedade de espécies que podem ser usadas na construção de barcos de madeira, com diferentes qualidades e defeitos, porém, se você estiver utilizando métodos modernos, é crucial que seja escolhida uma espécie que se adapta bem com cola.

Com International Timber

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *