Restauração de barco de madeira: remoção e substituição de tábuas

A manutenção de barcos antigos é um trabalho que exige esforço. Com o tempo, os cascos podem rachar, dobrar e distorcer, estragando o uso no futuro e prejudicando o investimento que o dono havia feito no barco. No entanto, é possível remover e substituir tábuas de madeira e esse é um exercício gratificante realizado por empresas especializadas em marcenaria naval.

Remoção de tábuas

Primeiro, o processo envolve a remoção de parafusos da tábua enquanto a atenção é redobrada para não danificar a borda do buraco do parafuso. Esse procedimento é lento e exige mãos habilidosas e cuidadosas, devendo ser realizado com o tempo que for necessário. Assim que os parafusos forem removidos, são utilizados um martelo e um pedaço de madeira de dentro da casca para gentilmente retirar a tábua.

Montar novas tábuas

Assim que as tábuas antigas forem retiradas, é importante criar uma cópia idêntica da madeira substituída. Deve-se utilizar um marcador para delinear o esboço em cima da nova madeira, para em seguida cortar a madeira nos traços demarcados.

O próximo passo é juntar a tábua antiga e a nova e usar uma máquina router – própria para trabalhos com madeira – para aparar as bordas e criar a sua cópia. Tábuas de fundo e tábuas que possuem pontas retas podem ser aparadas em cima de uma mesa com uma serra, mas a utilização de uma técnica de router deverá ser necessária para a maioria dos casos. Outra opção é alisar a madeira com uma plaina, instrumento que auxilia em encaixar a tábua na abertura.

A última etapa após a bem sucedida implantação das novas tábuas, remete ao processo de envernizar o exterior e passar produtos químicos para manter a aparência clássica do visual do barco.

Seguir esses passos com cuidado aos detalhes exige prática, mas a restauração de um barco antigo de madeira é um trabalho perfeitamente possível e eficiente.

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *