As causas mais comuns de acidentes em um barco

Para permanecer seguro dentro de uma embarcação, é necessário saber as causas mais comuns que ocasionam acidentes no percurso. Veja a seguir quatro situações comuns para você ficar atento e prevenir-se antes que ocorram com você ou com alguém que esteja junto no barco:

  1. Não estar preparado para o clima

Visibilidade ruim pode tornar a navegação extremamente difícil – e algumas vezes bem perigosa. É indispensável checar a previsão do tempo antes de sair para navegar. Tenha certeza de que você vai conseguir conduzir o barco de acordo com o clima que está previsto para o dia.

  1. Não ficar de olho nos arredores

Quando os barcos colidem com outros barcos, a causa mais frequente para isso acontecer se dá pelo fato de que o condutor estava distraído no momento da colisão. Objetos na água podem se aproximar rapidamente quando se está navegando, logo, é importante sempre estar atento ao que está acontecendo ao seu redor.

  1. Cair na água

Esse acidente pode facilmente ocorrer e geralmente só vai gerar um pouco de constrangimento. No entanto, se você bater sua cabeça na queda, essa situação pode se tornar extremamente perigosa. É importantíssimo o uso do colete salva-vidas, principalmente para crianças que não saibam nadar, em caso de queda na água e perda de consciência. Por essas razões é imprescindível deixar um adulto tomando conta das crianças à bordo e sempre levar um colete salva-vidas ou alguma boia.

  1. Acabar o combustível

Se você estiver em uma região tranquila, geralmente não é um problema. Apenas ligue para alguém em terra firme para que possa providenciar combustível suficiente para você retornar ao porto. Contudo, existem áreas que podem apresentar condições instáveis e com fortes correntes. Nesse caso, prevenir é a melhor ação que você pode fazer antes mesmo de sair com o barco rumo ao infinito. Sempre saia do porto com o tanque cheio e durante o dia, fique de olho na sua taxa de consumo para não perder a noção do quanto de combustível já foi utilizado.

Com Max Sea

Add a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *